A beleza não elimina a tragédia, mas a torna suportável.

terça-feira, 14 de junho de 2011

AS FLORES SÃO OS PENSAMENTOS DA TERRA



Meninas quero compartilhar com vocês Este texto de Rubem Alves sobre os "ipês" e junto com ele esta bela imagem que contrasta com o clima seco e pouco úmido de Brasilia! O ipê roxo começa a florir em junho abrindo caminho para o amarelo e branco! E aqui eles existem numa profusão imensa, em todo quarteirão nos deparamos com a delicadeza de suas flores, seja forrando a calçada como um tapete ou em buquês firmes tomando toda a arvore! 

 Ipês

“Um ipê-rosa florido! Já pensaram nisso? Que as flores são os pensamentos da terra? A terra pensa flores! Dentro dela, as flores ficam guardadas, dormindo, mergulhadas na escuridão. Mas, pela magia de uma árvore, os pensamentos da terra se oferecem aos nossos olhos sob a forma de flores! Dentro da terra estão todas as flores do mundo, à espera de árvores… a terra sonha ipês.”
Ver e enxergar
“Quando vejo os ipês floridos, sinto-me como Moisés diante da sarça ardente: ali está uma epifania do sagrado. Mas uma mulher que vivia perto da minha casa decretou a morte de um ipê que florescia a frente de sua casa, porque ele sujava o chão, dava muito trabalho para a sua vassoura. Seus olhos não viam a beleza. Só viam o lixo. Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem. Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. Não basta abrir a janela para ver os campos e os rios, escreveu Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa. O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido.”
Rubem Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário